História

Nossa marca já nasce com 50 anos de história.  Conhecer os principais momentos da nossa empresa nos ajuda a construir o futuro que desejamos.

2021

Corporation, nova marca e transição energética

Com o segundo follow on, nos transformarmos em uma verdadeira Corporation, sem controlador definido e continuando a seguir as melhores práticas de governança corporativa. Lançamos também a nossa nova marca, Vibra, que simboliza o reposicionamento como empresa de energia e a preocupação com a transição energética e a agenda ESG. Rumo aos próximos 50 anos!

2020

Garantimos a segurança na pandemia do covid-19

No contexto da pandemia, desenvolvemos diversas iniciativas envolvendo os cuidados especiais e protocolos de segurança para nossos colaboradores, parceiros de negócios, clientes e consumidores.

2020

Sustentabilidade gera reconhecimentos

Continuamos sendo a única distribuidora de combustíveis a integrar o índice de sustentabilidade da B3 (ISE B3) e estamos no índice de carbono eficiente da B3 (ICO2).

2020

Modernização da rede de postos e parceria com Ame

Após mais de 20 anos, lançamos uma nova imagem para nossos postos revendedores, lojas de conveniência e centros automotivos Lubrax+ e fechamos uma bem-sucedida parceria com a Ame em meios de pagamentos.

 

2019

Uma empresa privada

Por meio da oferta pública subsequente de ações (Follow on), a BR tornou-se efetivamente uma empresa privada com capital pulverizado na B3. Com isso, a companhia ganha mais agilidade para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.

2017

Abertura de capital

Lançamos na BM&FBovespa a oferta pública inicial de 28,75% das nossas ações, marcando nosso retorno ao mercado financeiro.

2016

Chegamos aos 45 anos!

Completamos 45 anos de existência como líder absoluta de mercado e referência no setor de distribuição e comercialização de derivados de petróleo.

2014

Lançamento da gasolina Petrobras Grid, 20 anos da BR Mania e nova sede

As lojas BR Mania completam 20 anos e chegam a mais de mil unidades em todo o Brasil. Lançada a nova gasolina Petrobras Grid, que logo se torna sucesso de vendas e sinônimo de qualidade em combustíveis aditivados. Também neste ano ganhamos uma nova sede, o Edifício Lubrax, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

 

2011

Quatro décadas

Chegamos aos 40 anos. Em novembro, como parte das comemorações é inaugurado o Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, no Rio.

2009

Nova marca do programa de Olho no Combustível

É lançada a nova marca do De Olho no Combustível, simbolizando o infinito, com o objetivo de mostrar a busca contínua por qualidade.

 

2007

Aquisição de ativos da Ipiranga

Em operação envolvendo também o Grupo Ultra e a Braskem, a Petrobras adquire os ativos de distribuição da Ipiranga nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Por recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), é criada uma empresa, a Alvo, para gerir esses ativos até o final da análise do negócio pelo órgão.

2005

Venda de biodiesel

Começam as vendas de biodiesel. A BR é a primeira a oferecer o produto em toda a sua rede de postos, cobrindo 100% do território nacional.

2004

Aquisição da Liquigás

Adquirimos os ativos da Agip do Brasil e aumentamos substancialmente nossa participação no mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), com a criação da subsidiária integral Liquigás, que posteriormente seria transformada em subsidiária da Petrobras. Neste ano é lançado também o cartão Petrobras.

2002

Petrobras na Argentina

É inaugurado o primeiro posto Petrobras na Argentina. Nesta época, acontece também o fechamento de capital da Petrobras Distribuidora.

1998

Nova imagem

Os postos Petrobras de todo o país começam a receber a “nova imagem”, com um visual mais moderno e atraente.

1996

De Olho no Combustível

Começamos a implantar o programa De Olho no Combustível, para supervisionar e garantir a qualidade dos combustíveis comercializados nos postos Petrobras. Em pouco tempo, o programa se torna um sucesso entre os consumidores e é copiado pelas outras grandes distribuidoras.

1994

Fusão das marcas Petrobras e BR

As marcas da Petrobras e da BR se fundem, com a adoção do símbolo BR por todas as empresas do Sistema Petrobras.

1992

Gás natural veicular

Um posto de bandeira Petrobras, o Bracarense, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, é o primeiro a oferecer Gás Natural Veicular (GNV). Em pouco tempo, o novo combustível conquistaria muitos adeptos, principalmente entre os taxistas.

1989

Inauguração da nova sede

O edifício Horta Barbosa (Edihb), localizado no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, homenageia o general de mesmo nome, defensor do monopólio do petróleo e que esteve à frente, nos anos 1950, da campanha “O petróleo é nosso”.

1985

Bomba eletrônica "T"

A bomba eletrônica “T”, lançada no ano anterior, tem seu design premiado e é escolhida para integrar a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

1982

Modernização da marca BR

A marca BR passa por uma modernização, novamente a cargo do escritório Aloísio Magalhães.

1973

Lançamento do Lubrax

Lançamento da linha de óleos lubrificantes Lubrax, que se tornaria um sucesso comercial e sinônimo de qualidade.

 

1971

Criação da Petrobras Distribuidora

Em 12 de novembro é criada a Petrobras Distribuidora, com o objetivo de exercer a atividade de distribuição de derivados de petróleo e álcool carburante, em caráter competitivo e em igualdade de condições com as demais empresas distribuidoras em funcionamento no Brasil. Na época, a rede de postos contava com 840 unidades. Nessa mesma ocasião, o escritório de design Aloísio Magalhães cria a marca BR e a imagem dos postos de serviços.

1969

Bacia de Campos

Início dos levantamentos geofísicos na Bacia de Campos (RJ), com a perfuração do primeiro poço submarino na região.

 

1963

Criação do Cenpes

Criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), reunindo todas as atividades de pesquisa tecnológica na Petrobras. Ao longo dos anos, o Cenpes iria se tornar referência internacional no setor de petróleo.

1961

Primeiro posto

Inaugurado o primeiro posto Petrobras, o Posto Motel Guarapari, em Brasília (DF), a nova capital do país.

1958

Primeira marca

A Petrobras lança sua primeira marca institucional, claramente inspirada na bandeira brasileira.

1953

Nascimento da Petrobras

O presidente Getúlio Vargas assina em 3 de outubro a lei 2.004, que cria a Petróleo Brasileira S.A. – Petrobras. A companhia é o fruto da campanha “O Petróleo é Nosso”, que mobilizou toda a sociedade brasileira.

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados à Marca