Meio ambiente

Gestão ambiental

Nossa gestão ambiental é orientada pela política interna de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), contemplando as melhores práticas do mercado em termos de diretrizes e padrões corporativos.

Na área ambiental, buscamos melhorar continuamente o desempenho da gestão através de ações que promovam a atuação sustentável nas nossas atividades. Trabalhamos constantemente para atender a conformidade legal nas nossas operações, reduzir o uso dos recursos naturais e a geração de resíduos em nossos processos, minimizar as emissões atmosféricas, preservar a biodiversidade, prevenir e mitigar os passivos ambientais, desenvolver projetos que visam a eficiência energética e o fortalecimento da educação ambiental dentro da Companhia.

Resíduos

Na gestão de resíduos, materializamos o conceito dos 3Rs adotando ações de redução, reuso e reciclagem. Monitoramos todo o processo de gerenciamento dos resíduos de forma a garantir a segregação correta, o transporte e destinação apenas por empresas licenciadas, sempre buscando a melhor forma de tratamento.

Atuamos na coleta e reciclagem de embalagens de lubrificantes, por meio do Instituto Jogue Limpo, do qual somos associada fundadora. Ainda no âmbito da logística reversa, aderimos também ao Sistema Campo Limpo, operacionalizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para promover a coleta e o tratamento adequado das embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o País.

Atuamos também na cadeia de valor junto aos nossos fornecedores de aditivos para os nossos combustíveis, onde garantimos a coleta e reciclagem dos tambores metálicos vazios após o uso do produto, prolongando desta forma o ciclo de vida destas embalagens.

Água e efluentes

Nossos processos operacionais não demandam usos intensivos de água que possam impactar a disponibilidade de recurso hídrico. Ainda assim, atuamos em duas frentes na conservação dos recursos hídricos: na redução da captação de água doce e na redução da geração de efluentes. Em unidades administrativas promovemos a redução do consumo através da instalação de equipamentos eficientes e sistemas de reaproveitamento, como é o caso da nossa sede no Rio de Janeiro.

Apesar da não utilização de água intensiva em nossos processos, devido a incidência de chuvas em áreas operacionais com potencial contato com nosso produto, temos a geração de efluentes potencialmente contaminados. Esses efluentes são direcionados para sistemas de tratamento, onde é realizada a separação de eventuais contaminantes, e monitorados periodicamente, de forma a garantir que o lançamento nos pontos de descarte atenda os padrões de qualidade ambiental estabelecidos pelos órgãos ambientais reguladores. Para a redução da geração de efluentes, atuamos em melhorias de infraestrutura de drenagem para aumentar a segregação das águas pluviais e efluentes.

Solo e água subterrânea

Atuamos na redução dos impactos de nossas atividades ao meio ambiente subterrâneo por meio de ações preventivas e corretivas, analisando e gerenciando os riscos associados às operações. Investigamos e monitoramos fontes potenciais e suspeitas de contaminação e gerenciamos o impacto ao solo e à água subterrânea em nossas unidades, em conformidade com a legislação ambiental local e padrões internos da companhia.

Além disso, promovemos suporte técnico, capacitação e apoio em ações de contingência ambiental a nossos clientes e parceiros, atuando de forma colaborativa na prevenção e mitigação de passivos ambientais em nossa cadeia de valor.

Biodiversidade

Devido à extensão territorial e à variedade de nossas operações, temos constantes interações com áreas protegidas e sensíveis. A localização e caracterização dessas áreas são fundamentais para a gestão de diversos processos de SSMA. A nossa gestão de riscos e impactos à biodiversidade busca minimizar os impactos tanto no desenvolvimento de novos empreendimentos quanto nas operações correntes.

Além disso, desenvolvemos orientações para nossa força de trabalho sobre a condução de operações rotineiras que tem interface com a flora e a fauna doméstica, sinantrópica e silvestre.

Energia

A gestão do consumo de energia é feita por meio de um sistema informatizado, com a inserção e a verificação mensal do consumo de eletricidade e de cada tipo de combustível utilizado por nossas unidades operacionais, administrativas e pelos veículos. Utilizamos essas informações para obter indicadores corporativos e análises críticas e desenvolver planos de redução de consumo.

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados à Vibra Energia