Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de orientação e direção superior da companhia, de natureza colegiada e autônomo dentro de suas prerrogativas e responsabilidades, na forma da lei e do Estatuto Social, cabendo zelar para que as estratégias e diretrizes sejam efetivamente implementadas pela Diretoria Executiva da Vibra, sem, todavia, intervir em assuntos operacionais ou executivos.

    Ao Conselho de Administração compete:

    • I - fixar a orientação geral dosnegócios dacompanhia, definindo sua missão, seus objetivos estratégicos e diretrizes;
    • II - aprovar, por proposta da Diretoria Executiva, e acompanhar o plano estratégico, os respectivos planos plurianuais bem como o planos programas anuais de dispêndios e de investimentos, as metas, assim como avaliar os resultados na execução dos referidos planos;
    • III - definir os assuntos e valores para a alçada decisória da Diretoria Executiva, fiscalizar a gestão da Diretoria Executiva e de seus membros e fixar-lhes as atribuições, examinando, a qualquer tempo, os livros e papéis da companhia, podendo solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração, e quaisquer outros atos;
    • IV - avaliar, anualmente, resultados de desempenho, individual e coletivo, dos
      administradores e dos membros dos comitês estatutários do Conselho, com o apoio metodológico e procedimental do Comitê de Pessoas da companhia;
    • V - manifestar-se sobre atos ou contratos relativos à sua alçada decisória e aprovar anualmente, o valor acima do qual os atos, contratos ou operações, embora de competência da Diretoria Executiva ou de seus membros, deverão ser submetidos à aprovação do Conselho
      de Administração;
    • VI - aprovar a prática de atos que importem em renúncia, transação ou compromisso arbitral, podendo fixar limites de valor para a prática desses atos pela Diretoria Executiva ou por seus membros;
    • VII - aprovar a emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações com ou sem garantia real, bem como notas promissórias e outros títulos e valores mobiliários não conversíveis em ações;
    • VIII - aprovar a emissão de ações ordinárias, debêntures conversíveis em ações
      ordinárias e bônus de subscrição, até o limite do capital autorizado, fixando-lhes as condições de emissão, incluindo o preço e prazo de integralização;
    • IX - aprovar as políticas globais da companhia, incluindo a de gestão estratégica
      comercial, financeira, de suprimentos de derivados, de gerenciamento de riscos, de investimentos, de meio ambiente, de divulgação de informações, de negociação de valores mobiliários, de distribuição de dividendos, de transações com partes relacionadas, de recursos humanos, Governança Corporativa da companhia; remuneração, Política de Indicação da companhia que contenha os requisitos mínimos para indicação de membros do Conselho de Administração e de seus Comitês, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, a ser disponibilizada, de forma ampla, aos acionistas e ao mercado.
    • X - aprovar a transferência da titularidade de ativos da companhia, constituição de ônus reais e a prestação de garantias a obrigações de terceiros, podendo fixar limites de valor para a prática desses atos pela Diretoria Executiva ou por seus membros;
    • XI - implementar, diretamente ou por intermédio de outros órgãos da companhia, e supervisionar os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e a mitigação dos principais riscos, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e àqueles relacionados à ocorrência de corrupção e fraude;
    • XII - manifestar-se formalmente quando da realização de ofertas públicas de aquisição de ações de emissão da companhia;
    • XIII - aprovar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – PAINT e o Relatório Anual das Atividades de Auditoria Interna – RAINT;
    • XIV - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela companhia, sem prejuízo da atuação do Conselho Fiscal;
    • XV - declarar dividendos intermediários ou intercalares, observado o disposto em lei;
    • XVI - manifestar-se previamente sobre o voto a ser proferido no âmbito das sociedades controladas e coligadas, relativamente às operações de incorporação, cisão, fusão e transformação.
       

    Compete, ainda, ao Conselho de Administração deliberar sobre as seguintes matérias:

    • I - a distribuição individual do montante de remuneração dos Administradores, Diretoria Executiva e Conselho, bem como a dos membros dos Comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, observada a “Política de Remuneração da Companhia” e o disposto no Art -37 do Estatuto Social.II -atribuições de cada membro da Diretoria Executiva;
    • III -a autorização para aquisição de ações de emissão da companhia para permanência em tesouraria ou cancelamento, bem como posterior alienação dessas ações;
    • IV -a permuta de valores mobiliários de sua emissão;
    • V -a eleição e a destituição, a qualquer tempo, dos membros da Diretoria Executiva;
    • VI -a constituição de subsidiárias integrais, participações da companhia em sociedades controladas ou coligadas, a transferência ou a cessação dessa participação, bem como a aquisição de ações ou cotas de outras sociedades;
    • VII -convocação de Assembleia Geral dos acionistas, quando julgar conveniente, ou nos casos previstos em lei ou neste Estatuto;
    • VIII -as propostas a serem submetidas à deliberação dos acionistas em assembleia;
    • IX - a inclusão de matérias no instrumento de convocação da Assembleia Geral, não se admitindo a rubrica “assuntos gerais”;
    • X - o Código de Ética e Guia de Conduta, bem como Regimento Interno do Conselho de Administração;
    • XI -a escolha e destituição de auditores independentes, os quais não poderão prestar à Companhia serviços de consultoria durante a vigência do contrato;
    • XII -a nomeação e destituição do titular da Auditoria Interna;
    • XIII -o relatório da administração e contas da Diretoria Executiva;
    • XIV -a escolha dos integrantes dos Comitês estatutários do Conselho, dentre seus membros e/ou dentre pessoas de mercado de notória experiência e capacidade técnica em relação à especialidade do respectivo Comitê, e aprovação das atribuições do regimento interno e de outras regras de funcionamento dos Comitês;
    • XV -os assuntos que, em virtude de disposição legal ou por determinação da Assembleia Geral, dependam de sua deliberação;
    • XVI -os critérios de integridade e conformidade, bem como os demais critérios e requisitos pertinentes aplicáveis à eleição dos membros da Diretoria Executiva, que deverão atender, no mínimo, àqueles constantes do art.15, §1º e §2º deste Estatuto;
    • XVII -as marcas e patentes da companhia;
    • XVIII -os contratos de indenidade a serem firmado pela companhia e os procedimentos que garantam a independência das decisões; e,
    • XIX -casos omissos deste Estatuto Social.
       

    O Conselho de Administração poderá determinar a realização de inspeções, auditorias ou tomadas de contas na companhia, bem como a contratação de especialistas, peritos ou auditores externos, para melhor instruírem as matérias sujeitas à sua deliberação.

    O Conselho de Administração para melhor desempenho de suas funções, poderá criar Comitês ou grupos de trabalho transitórios e com objetivos definidos, sendo integrados por membros da Administração e profissionais com conhecimentos específicos do assunto a ser abordado, sendo que contará obrigatoriamente com 3 (três) Comitês de assessoramento permanentes, com atribuições especificas de análise e recomendação sobre determinadas matérias, vinculados diretamente ao Conselho:

    • I - Comitê de Auditoria Estatutário;
    • II - Comitê de Riscos e Financeiro;
    • III - Comitê de Pessoas.
       

    Os pareceres dos Comitês não constituem condição necessária para a apresentação de matérias ao exame e deliberação do Conselho de Administração.

     

    Conheça os nossos Conselheiros

      Presidente do Conselho

      Engenheiro Civil graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Foi Reitor do Centro Universitário de Santo André (2004 a 2007) e Diretor da Holding do Grupo Camargo Correa (1996 a 2003).

      Foi também Vice-Presidente da Projeta Consultoria associada à NMRothschild, responsável pelas privatizações da COPESUL, Light e Escelsa (Coordenador geral) de 1988 a 2004, Sócio e Diretor das corretoras Omega e Equipe (1981 a 1988), Professor Visitante da Boston University (1975) e Professor da EPGE–FGV (1972 a 1980).

      Participou dos Conselhos de Administração da Santista Têxtil, São Paulo Alpargatas, Alcoa, Neogera (2000 a 2004), FIBAM (2008 a 2011) e Boa Vista Serviços (2015 até a presente data).

      Economista graduada pela Universidade de São Paulo – USP em 1994, com MBA em Finanças pela Universidade de Columbia em 1999. Atua em assessoria financeira há 25 anos, tendo sido responsável pelo Banco de Investimentos do UBS no Brasil (2011 a 2015), Managing Director do Banco de Investimentos Deutsche Bank (2009), Diretora do Banco de Investimentos Merrill Lynch (1999 a 2008) e Diretora do Banco de Investimentos do Unibanco (03/2009).

      Além disso, foi Diretora da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Membro do Conselho de Representantes da CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Membro da Câmara Consultiva de Listagem da B3 (2012 a 2016).

      Atualmente, é Membro Independente do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da Hypera Pharma (HYPE3).

      Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e cursou o mestrado em Administração de Negócios na COPPEAD/UFRJ, de 1982 a 1983. Desde 2006, é Sócio-Diretor da empresa de consultoria Valor Art.

      É também Professor convidado de Marketing B2B e Precificação Estratégica na COPPEAD-UFRJ e na Escola de Marketing Industrial. Professor convidado da cadeira de Gestão de Carreiras, no curso High Potential Leaders da FGV-RJ. Além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, do Instituto de Marketing Industrial e da Professional Pricing Society.

      No período de 1983 a 2006, exerceu diversos cargos na Shell Brasil, dentre os quais, Vice-presidente comercial para a América Latina (2003 a 2005); Vice-presidente Executivo da Shell Brasil (2001 a 2006); Diretor de Aviação para a América do Sul (1999 a 2000); Gerente Geral de Aviação (1996 a 1998); Gerente de Marketing de Lubrificantes (1993 a 1996).

      Administrador de Empresas graduado pelo IBMEC-RJ (1998) e em Processamento de Dados pela PUC-RJ (1996). Possui título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e participou do Owner/President Program da Harvard Business School (2008). Atualmente é presidente e conselheiro da HPX Corp, empresa listada na NYSE, presidente do conselho da Equatorial Energia SA e conselheiro da Bemobi Mobile Tech SA.

      Diretor responsável por iniciativas Estratégicas e Fusões e Aquisições Globais da Kraft Heinz (2019). Diretor-Presidente da Kraft Heinz no Canadá (2015 a 2018). Presidente da PDG Realty (2012 a 2015), Sócio e Co-Responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010 a 2015), Presidente e Diretor-Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004 a 2010) e Analista de Fusões e Aquisições e Sócio da Área de Investimentos Ilíquidos do Banco Pactual (1998 a 2004).

      Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972). Foi Presidente da Raiadrogasil S.A. (2011 a 2013) e Presidente da Drogasil S.A. (1998 a 2011). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da DIMED Distribuidora de Medicamentos S.A., Allied Tecnologia S.A.  e Pet Center Comércio e Participações S.A., membro do Conselho Consultivo da Eurofarma Laboratórios S.A. e da Warburg Pincus do Brasil (desde 2013).

      De 1988 a 1997, foi Diretor Executivo, Diretor de Operações e Presidente do Banco Geral do Comércio S.A. No período de 1987 a 1988, exerceu atividades de Diretor Superintendente (CEO) da Camargo Correa Metais S.A.

      Graduado em História pela UGF-RJ, com especialização em Administração e Marketing pelo PDG-Ibmec. Participou do Programa de Gestão Avançada do Insead-França e do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Atualmente, é CEO da CVC Brasil Operadora e Agência.

      De novembro de 2019 até fevereiro de 2021 foi membro do conselho de administração das Lojas Marisa S/A. Entre 2013 e 2019, foi CEO da Smiles S.A. responsável pela criação da empresa, montagem do time, IPO e gestão de negócio. De 2006 a 2012, foi Presidente da Citifinancial e da Credicard e Head de Consumer e Membro do Board do Citi no Brasil. De 1999 a 2006, foi Diretor Executivo Comercial e Marketing da Losango Financeira e CEO e Membro do Board do HSBC no Brasil. Entre 1996 e 1999, foi Diretor Executivo de Negócios da Visa do Brasil. De 1987 a 1996, foi Gerente de Agência, Gerente Regional e Gerente Geral Comercial de Cartões de Crédito do Banco Nacional S.A.

      Graduado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas (1887-1990), com especialização em Finanças Corporativas e Gestão pela FGV (1995-1996) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998-1999). Possui MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania (2002-2004) e especialização para presidentes de empresa (OPM) da Harvard Business School (2013-2016). Desde Outubro/2020, é membro do Conselho de Administração da OI S.A. Entre 2011 e 2017, foi Sócio-Presidente e CEO da FALCONI – Consultores de Resultado.

      Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco Pan (2011 a 2017), da PDG (2012 a 2016), da Terra Santa Agro (2016 a 2018) e do Hospital Moinhos de Vento (desde 2016). Foi membro Conselho Deliberativo da Fundação Estudar entre 2012 e 2017. Além disso, foi Presidente do Banrisul e Diretor de RI (2010 a 2011) e membro do CdA (2008 a 2011), Diretor/Subsecretário do Tesouro do RS (2007 a 2008), Secretário de Planejamento e Gestão do RS (2008 a 2009). Atuou também no Senado Federal (2006), no Ministério da Fazenda (2004 a 2005) e na Secretaria da Fazenda do RS (1993 a 2002).

      Graduado em Engenharia de Computação PUC-RJ (1990-1995), Mestre em Engenharia de Software pela PUC-RJ (1996-1998). Participou do Advanced Management Program da Harvard Business School e do Executive Program da Singularity University (2007 e 2017).

      É Membro do Conselho de Administração da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Positivo Tecnologia S.A., GlobeNet e Mobicare Ltda. e CEO da Bemobi (desde julho 2013). Foi também Diretor Executivo da Oi (2008 a 2013), Diretor Geral e Presidente da Cisco Systems (2003 a 2008), Diretor Executivo da Promon (2000 a 2003).

      Economista graduado pela Faculdade Candido Mendes, possui MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ, MBA Executivo em Varejo pelo IBMEC-RJ e participou do Marketing Management Program da Stanford University.

      Foi Vice-Presidente do Sistema Firjan (2016 a 2019), Diretor Executivo de Relações com Mercado (2013 a 2016), Presidente do Conselho de Administração da Previndus (2016 a 2019) e Conselheiro de Administração da Fundação Martins Bastos (2006 a 2008). Além disso, atuou por 25 anos no Grupo Ultra (Petróleo Ipiranga) onde foi Diretor de Marketing e Vendas (2006 a 2012) e Gerente de Divisão (1987 a 2005).

      © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados à Marca