Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão colegiado com função fiscalizadora e tem como objetivo geral verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutários e defender os interesses da Vibra e dos acionistas.

A função fiscalizadora não se limita a verificar a legalidade dos atos, mas envolve todo o nível necessário de informação para salvaguardar o interesse dos acionistas, sem, contudo, interferir na própria administração.

    Compete ao Conselho Fiscal, sem prejuízo de outras atribuições que lhe sejam conferidas em virtude de disposição legal ou por determinação da Assembleia Geral:

    • I - Fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;
    • II - Opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral;
    • III - Opinar sobre as propostas dos administradores, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimentos ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão da companhia;
    • IV - Denunciar, por qualquer de seus membros, aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da companhia, à Assembleia Geral, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis à companhia;
    • V - Convocar a Assembleia Geral Ordinária se os administradores retardarem por mais de um mês essa convocação, e a extraordinária, sempre que ocorrerem motivos graves ou urgentes, incluindo na pauta das Assembleias as matérias que considerarem necessárias;
    • VI - Analisar, pelo menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Diretoria Executiva;
    • VII - Examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;
    • VIII - Exercer essas atribuições durante a liquidação;
    • IX - e realizar a autoavaliação anual de seu desempenho.

     

    Conheça os nossos Conselheiros

      Membro efetivo

      Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e pós-graduado em finanças pela universidade McGill (Montreal, Canadá). Atuou como consultor de empresas na Accenture (1984 a 1987), e como gerente de planejamento na Degussa S.A., atual Evonik Brasil S.A. (1989 a 1995). Durante 23 anos, foi responsável pela Controladoria Corporativa do Grupo Ultra e nos cinco anos seguintes, responsável por Estratégia Corporativa, M&A e Corporate Venture Capital do Grupo Ultra (1995 a 2023).

      Suplente do Conselheiro

      Formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em fevereiro de 2002, com MBA em Administração pela Babson College, em 2009, e certificação pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atua como executiva por mais de 20 anos nos setores de serviços financeiros e saúde, estruturando unidades de negócios, estabelecendo a governança, gerindo P&Ls, analisando novas oportunidades, elaborando planejamentos estratégicos, liderando projetos de inovação, impulsionando a transformação digital, executando planos comerciais e lançando produtos no Brasil e na América Latina. Iniciou sua trajetória na área comercial de previdência dos bancos CCF/HSBC e foi responsável por produtos de previdência e seguros no Santander. Nos últimos anos, foi diretora executiva voluntária do Fundo de Pensão Planejar e tem atuado em saúde como consultora empresarial e executiva em empresas farmacêuticas, em posições como líder de marketing na Janssen e diretora de unidade de negócios na Sanofi e na GSK.

      Membro efetivo

      Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1996) e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista – UNIP – São Paulo (1998). Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Sócios KPMG, customizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (2011); e pelo KPMG Latin America Leadership Development Program da McDonough School of Business – Georgetown University (2017). Sandro completou o ICD-Rotman Directors Education Program (Canadá) e o curso de Comitê de Auditoria do IBGC) (2022). Ingressou na KPMG em 1994, executando por 6 anos trabalhos de auditoria de demonstrações financeiras e entre 2001 e 2022 atuou na prática de Risk Advisory Solutions participando de projetos relacionados à terceirização estratégica de auditoria interna, Enterprise Risk Management, revisão de controles internos, Sarbanes – Oxley e Governança Corporativa, no Brasil e no Exterior. Em 2010 tornou-se sócio da KPMG na prática de Risk Advisory Solutions. Membro do Comitê de Auditoria da Associação de Assistência à Criança Deficiente–AACD (Outubro/24 – momento); Agrofoods Brasil Alimentos S/A (Março/23 –momento); Polifrigor Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. (Março/23 –momento); Unigel Participações S.A. (Agosto/23 –Abril/24). Membro do Conselho Fiscal da Ouro Fino Saúde Animal Participações S.A. (Abril/23 – momento). Atualmente é membro do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); Comissão de Gerenciamento de Riscos Corporativos, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Institute of Corporate Directors (ICD) – Canadá, sendo Conselheiro de Administração designado por este instituto.

      Suplente do Conselheiro

      Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA). Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS - Profissional Certificado em Seguridade Social, com ênfase em Administração. Atualmente, é Membro do Comitê de Auditoria (Coaud), Membro Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei) e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do Banco do Brasil; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração na Infraero-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A. Foi Conselheiro de Administração no Banco do Brasil (2021-2023), Conselheiro Fiscal na Gerdau S.A. (2022-2023) e na Metalúrgica Gerdau S.A. (2018-2022) e Conselheiro Fiscal Suplente na Norte Energia S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-Previdência-Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-Tecnologia e Serviços (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no Sebrae-AC (1992-1995). Foi funcionário do Banco do Brasil de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no país, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, Distrito Federal e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia.

      Membro Efetivo

      Graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.
      Desde maio de 2023, é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da TAESA -Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.

      Suplente do Conselheiro

      Formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em fevereiro de 2002, com MBA em Administração pela Babson College, em 2009, e certificação pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atua como executiva por mais de 20 anos nos setores de serviços financeiros e saúde, estruturando unidades de negócios, estabelecendo a governança, gerindo P&Ls, analisando novas oportunidades, elaborando planejamentos estratégicos, liderando projetos de inovação, impulsionando a transformação digital, executando planos comerciais e lançando produtos no Brasil e na América Latina. Iniciou sua trajetória na área comercial de previdência dos bancos CCF/HSBC e foi responsável por produtos de previdência e seguros no Santander. Nos últimos anos, foi diretora executiva voluntária do Fundo de Pensão Planejar e tem atuado em saúde como consultora empresarial e executiva em empresas farmacêuticas, em posições como líder de marketing na Janssen e diretora de unidade de negócios na Sanofi e na GSK.

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